Top 5 – Filmes para comemorar o Dia da Mulher

No dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Todos os anos, a gente ganha parabéns, flores, bombons e se surpreende com tanta fofura e dedicação. Apesar de estarmos cansadas de tentar explicar que as mulheres deveriam receber mimos todos os dias (afinal, somos filhas, mães, esposas e profissionais), dá um orgulhinho de saber que temos uma data só nossa.

Para comemorar, preparei um top 5 com filmes protagonizados por mulheres marcantes que ficaram nas nossas memórias. Escolher apenas cinco nomes foi uma missão difícil, porque descobri que tem muito filme bom por aí. Acabei chegando em nove títulos, eliminei três com muita dor no coração e procurei deixar opções de gêneros diferentes para agradar todo mundo. De qualquer forma, sei que tenho que preparar logo uma segunda edição desta lista. Aí vai a primeira parte:

Menina de Ouro

Maggie-million-dollar-baby-16620153-1200-788

Vencedor de quatro Oscars (incluindo o de melhor atriz para Hillary Swank), o filme fala sobre um treinador de boxe muito durão e rabugento que é procurado por Maggie, lutadora amadora que quer se tornar profissional. Ele recusa a proposta por não aceitar mulheres em seu ginásio, mas depois de muita insistência, acaba cedendo. Maggie começa a se destacar e tem tudo para virar uma grande atleta, até que sofre um violento golpe e fica em estado grave.

Esse filme deve ser visto com um lencinho do lado porque eu garanto: é impossível segurar as lágrimas. Lembro de ter assistido pela primeira vez no cinema, em um sábado à noite, e de não ter escutado nenhuma palavra de qualquer pessoa quando a seção acabou. Fica aquela sensação de soco no estômago, mas também da transformação que uma mulher pode provocar na vida de um homem.

A Hora Mais Escura

7803549Não sou muito fã de filmes de guerra, mas esse foi um dos poucos do gênero que me prendeu do começo ao fim. Talvez seja pela proximidade com a realidade, já que mostra a caçada para encontrar Osama Bin Laden. O diferencial é que a história é apresentada pelo ponto de vista de Maya, uma agente da CIA determinada a passar por cima de tudo para localizar o alvo.

O que tem de legal? Bom, além do enredo, é incrível ver como Maya amadurece ao longo dos anos que passou em busca do terrorista. Ela começou tímida e até um pouco apreensiva, mas termina como uma profissional altamente capacitada e focada nos seus objetivos. Quer mais um motivo para assistir? A interpretação fica por conta da Jessica Chastain, que, para mim, é uma das melhores atrizes dos últimos tempos (além de linda). Ela, inclusive, foi indicada ao Oscar por esse papel – e perdeu de forma muito injusta, porque está brilhante.

Marry Poppins

76poppins2711Não dava para pensar em uma lista de filmes femininos e deixar a babá mais incrível do cinema de fora. A história todo mundo já conhece: uma babá mágica aparece pelo ar e decide cuidar de duas crianças, que não recebem muita atenção dos pais. Com sua bolsa mágica, seus figurinos MARAVILHOSOS, suas músicas inesquecíveis (como a Supercalifragilisticexpialidocious) e seus passeios fantásticos, a moça transforma a vida de todos os membros da família.

Além da atuação de Julie Andrews (♥), o filme é bacana por retratar uma época em que as mulheres buscavam um novo papel na sociedade. Mãe das crianças, a senhora Banks é uma feminista assumida que batalha por seus direitos, enquanto seu marido aprende que a felicidade dos filhos muitas vezes está acima de um cargo que exige horas e horas de dedicação. Não tem jeito: é aquele clássico que não cansa nunca!

Kill Bill

kill-bill-the-brideBeatrix Kiddo, mais conhecida por Noiva, talvez tenha sido a grande heroína dos cinemas na década de 2000. Depois de ter sofrido uma tentativa de assassinato no dia de seu casamento (daí o apelido) e de ter passado cinco anos em coma, ela acorda com o desejo único de se vingar de todos aqueles que quase destruíram sua vida. É justamente por isso que ela anda por aí com o clássico macacão amarelo e uma espada na mão.

Sua missão é tão difícil que é dividida em duas partes. Na primeira, ela enfrenta duas perigosas vilãs e, na segunda, tem um encontro decisivo com Bill, o líder do grupo que invadiu e acabou com seu casamento. Os dois filmes são violentos, com muita ação e sangue, mas não dá para negar que exalta (e como!) a força feminina.

Preciosa

precious-001Infelizmente, ainda são muitos os casos de mulheres que sofrem com preconceito e violência dentro de casa. Com Claireece Jones, a história é muito semelhante. Com apenas 16 anos, ela é vítima de bullying na escola por ser pobre, negra e obesa. Abusada sexualmente pelo pai e destratada pela mãe, ela engravida pela segunda vez e é convidada a frequentar uma escola alternativa,  criada justamente para adolescentes com algum tipo de problema. Lá, ela faz novos amigos, se descobre uma nova pessoa e luta para ser alguém melhor.

Apesar de ser muito forte e ter cenas extremamente chocantes, como a em que a mãe (interpretada de forma brilhante por Mo’Nique, que levou um Oscar pela atuação) arremessa uma televisão em sua direção, é um filme com uma incrível lição de vida. Ah, e é baseado em uma história real. Ou seja, para ver AGORA!

Menção honrosa: Valente

Merida_v001Não dá para terminar este post sem falar da princesa Disney que mais explora o seu lado “girl power”. Merida é uma jovem que não tem vergonha alguma de assumir seus cachos rebeldes e que faz de tudo, tudo mesmo, para convencer seus pais de que não quer se casar. Sem qualquer vocação para exercer as boas maneiras de uma futura rainha, ela gosta mesmo é de cavalgar e de praticar tiro ao alvo.

Para fazer com que sua mãe mude, ela pede a ajuda de uma bruxa, que acaba transformando a rainha em uma ursa. O foco passa então a ser o amor entre mãe e filha. O resultado é uma fofura de filme, um dos que mais quebra aquele velho paradigma da Disney. A pedida ideal para assistir ao lado da mãe, da avó, da tia… de todas as mulheres da família!

 

Aproveite que a data cai em um domingo, chame as amigas e escolha a opção que mais agrada. Parabéns para todas nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s