Top 5 – Filmes para ver na Páscoa

coelho alice livro

A data mais doce do ano chegou! A Páscoa, que será comemorada neste domingo (05), é aquele momento gostoso para tirarmos uma folguinha e ficar ao lado de pessoas queridas. É época de desviar um pouquinho o foco da dieta e comer delícias feitas com muito carinho. Para quem ainda está em dúvida, falei neste post sobre os múltiplos benefícios do chocolate.

Para quem não sabe, a Páscoa é um feriado religioso criado para homenagear a Paixão de Cristo. De acordo com a crença católica, Jesus foi crucificado na sexta-feira (por isso a Sexta-feira Santa, em que não se pode comer carne vermelha) e ressuscitou no domingo, o dia da Páscoa. A origem dos ovos tem a ver com o antigo costume de pintar ovos de galinha e recheá-los para que as crianças pudessem se deliciar. A partir do final do século 19, as docerias passaram a fazê-lo inteiramente de chocolate. O simpático coelhinho de Páscoa também tem seu significado: o animal é símbolo da reprodução, ou seja, da vida.

Para entrar no clima, preparei um Top 5 bem divertido com filmes que, de alguma forma, lembram a data. Vamos conhecer mais sobre os títulos?

A Origem dos Guardiões

Foi o primeiro filme que me veio à cabeça quando pensei nesta lista. Trata-se de um desenho muito fofo lançado em 2012 e estrelado por importantes figuras do imaginário infantil, como o Papai Noel, a Fada do Dente e, claro, o Coelho da Páscoa. Neste filme, o animalzinho tem grande porte é chamado de Coelhão. Esses símbolos só existem porque as crianças acreditam neles.

 400x300_519ec2e510ca0

Só que Breu, o famoso Bicho Papão, resolve transformar os sonhos dos pequenos em pesadelos. A partir daí, eles param de acreditar. Em determinado momento, Coelhão mostra como funciona a produção dos ovos e fala sobre a importância deles para o imaginário das pessoas. Vi o filme pela primeira vez ao lado da minha irmã, na época com seis anos, e amei de verdade. É aquela animação cheia de ensinamentos que a gente leva para a vida. Imperdível!

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Clássico dos clássicos! A história desse filme fofíssimo gira em torno de Charlie, garoto pobre premiado com um tíquete dourado que permite o acesso à fábrica de chocolates de Willy Wonka. Lá, descobre que as outras crianças beneficiadas possuem alguma característica peculiar – como comer demais, ser mimada ou ser prepotente – e cada um deles é penalizado, até que sobre apenas um vencedor.

 557141-a-fantastica-fabrica-de-chocolates-curiosidades-3

A versão original foi lançada em 1971 e encanta pelo colorido fascinante das instalações da fábrica (incluindo um rio de chocolate). Os simpáticos Oompa Loompas, ajudantes de Willy Wonka, também são cativantes por serem pequeninos e extremamente fofinhos. Tudo é tão mágico nesse filme que o diretor Tim Burton resolveu fazer um remake em 2005, com Johnny Depp no papel principal. Fica a critério de cada um escolher qual deles assistir. Os dois são ótimos, mas um é mais vintage, enquanto o outro é mais tecnológico.

O Código da Vinci

Como expliquei lá em cima, a Páscoa foi criada por conta de um episódio religioso. Por isso, é bacana recomendar alguns filmes que explorem o tema. Para quem não sabe, O Código da Vinci é uma história criada pelo escritor Dan Brown, que fez com que seu livro se tornasse um best-seller ao questionar algumas crenças católicas. Ele insinua, por exemplo, que Jesus Cristo foi casado com Maria Madalena.

 O Código Da Vinci

Lançado em 2003, o livro virou uma verdadeira febre e teve seus direitos vendidos para uma versão cinematográfica, que estreou em 2006. O papel do professor que decide investigar um crime e levanta essas suspeitas ficou com Tom Hanks. Sei que a história não agradou muito nas telonas, mas é uma boa opção para se divertir durante o feriado.

Chocolate

Esse é daqueles que dão água na boca só de pensar no título sugestivo. Lançado em 2000, gira em torno de Vianne, uma mulher que resolve se mudar com a filha para uma cidadezinha da França em 1959 e abre uma loja de bombons em plena Quarema. O aroma e o sabor das guloseimas são irresistíveis, mas ela precisa enfrentar a população conservadora, que reclama por ela ser mãe solteira e por preparar doces que fazem com que qualquer pessoa cometa o pecado da gula.

 filmes-297-fotos-chocolat_19

A situação fica mais tensa quando um grupo de ciganos chega na cidade e Vianne, interpretada por Juliette Binoche, acaba se envolvendo com um deles, vivido por Johnny Depp (olha ele aí de novo). Assisti uma vez só, quando tinha 12 anos, mas me lembro de ter gostado muito, principalmente das cenas que se passavam dentro da loja, cujo cheiro a gente parece até sentir.

Uma Cilada para Roger Rabbit

Roger Rabbit talvez seja o coelho mais importante do final do século 20 para a Disney. Isso porque estrelou um dos filmes de maior sucesso da companhia na década de 80, conhecida como um período obscuro para os longas produzidos pela empresa. Pois bem, o filme chamou a atenção na época por combinar atores reais com desenhos animados e conquistou uma série de prêmios, entre eles o Oscar de melhor efeito visual.

 zzwho6

Para quem nunca viu, fala sobre um detetive real contratado para investigar Jessica Rabbit, mulher de Roger Rabbit suspeita de traí-lo. Quando o coelho descobre que é verdade, afunda em depressão. No dia seguinte, o amante é encontrado morto e ele se torna o principal suspeito. A partir de então, é iniciada uma verdadeira trama policial com muitas reviravoltas. Esse filme passava direto na televisão quando eu era pequena e tornou-se um clássico para quem tem mais de 25 anos. Pedida ideal para rever no meio de feriado.

 

Agora é só escolher um (ou mais), chamar amigos e familiares e apertar o play. Feliz Páscoa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s