[Especial Dia da Mentira] As seis maiores mentiras já contadas

pinoquio-e-seu-nariz

Basta o calendário marcar 1 de abril para começarem a inventar as mais variadas histórias. Algumas são mirabolantes e difíceis de acreditar, mas outras parecem tão verdadeiras que nós aceitamos imediatamente. Pois é, todo mundo já caiu em pelo menos uma pegadinha do famoso Dia da Mentira.

Relatos apontam que essa celebração surgiu depois que Carlos IX, então rei da França, implantou o calendário gregoriano e passou a considerar o início do ano a partir de 1 de janeiro. Naquela época, o ano novo era comemorado no dia 25 de março e os festejos duravam uma semana, ou seja, terminavam exatamente em 1 de abril.

Pessoas mais tradicionais recusaram-se a aceitar a nova data e continuaram a festejar como era até então. Só que viraram motivo de gozação e a brincadeira se espalhou para o mundo, originando o Dia da Mentira. Para entrar na onda, o Fik Dik traz as maiores lorotas já contadas:

A lenda do cavalo de Troia

Considerada uma das maiores mentiras da história e um dos melhores truques de guerra, tem como base o combate entre gregos e troianos. Depois do rapto de Helena, esposa do rei de Esparta, os gregos não viram muitas opções para vencer a luta. Foi quando decidiram construir um enorme cavalo de madeira e o ofereceram como uma oferta de paz. Os troianos aceitaram sem saber que diversos soldados foram instalados no interior do cavalo. Em resumo: os invasores conseguiram abrir os portões de Troia para o seu exército, que ganhou a disputa.

troia em malta

Não se sabe se esse fato realmente ocorreu ou se é apenas uma lenda, mas a expressão “cavalo de Troia” passou a ser utilizada no ramo da informática como algo destruidor e virou nome de uma espécie de vírus de computador. Também originou a frase “presente de grego”, usada quando alguém recebe um presente desagradável.

A falsa grávida de Taubaté

No início de 2012, a pedagoga Maria Verônica Aparecida começou a circular pelas ruas de Taubaté (SP) com uma barriga enorme. Na época, ela dizia que estava esperando quadrigêmeas, “as Marias”. Muita gente se sensibilizou e fez doações de fraldas, roupas e outros itens para o enxoval das meninas. A suposta mãe chegou inclusive a participar de programas de televisão para contar sua história.

falsa_gravida1

Acontece que um médico veio à tona dizendo que atendeu Maria Verônica no final de 2011 e que ela não estava grávida. Como ela falava que o parto seria no final de janeiro, havia algo de suspeito. E então, depois que a polícia começou a investigar o caso, os pais se viram obrigados a confessar que tudo era mentira. Maria Verônica usava uma bola de silicone para se passar por grávida. Os dois, claro, foram processados por estelionato, mas aparentemente estão livres das acusações desde o final do ano passado.

A entrevista com integrantes do PCC no Domingo Legal

No início dos anos 2000, a audiência da TV aberta era bem maior. Se a briga entre os programas que passam aos domingos é agitada hoje, imaginem naquela época. Valia qualquer coisa para conquistar o maior público. Em 7 de setembro de 2003, pleno feriado da Independência, o Domingo Legal – então apresentado por Gugu – levou ao ar uma entrevista com dois supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), a principal facção criminosa do Brasil.

images

Nessa entrevista, os membros da organização ameaçaram diversas personalidades. Já no dia seguinte, muitas dessas celebridades questionaram a veracidade da reportagem. Dois dias depois que foi ao ar, líderes do PCC declararam que não sabiam da entrevista e que não reconheciam aqueles integrantes. A polícia começou a investigar o caso logo depois e produtores do programa admitiram a farsa. Além de uma multa, o SBT ficou sem exibir o Domingo Legal por um dia e o programa perdeu audiência de forma considerável. Tanto que Gugu decidiu trocar de emissora e ficou com a carreira manchada.

O fim do mundo em dezembro de 2012

Não chega a ser propriamente uma mentira. Segundo o calendário maia, o mundo acabaria em 21 de dezembro de 2012. Depois dessa data, estaria prevista uma série de acontecimentos como colisão de planetas, explosões e por aí vai. Enquanto esse fatídico dia não chegava, ninguém parecia se preocupar. Mas então foi ficando mais próxima e muitas pessoas começaram a avaliar a possibilidade. Houve até um homem que construiu uma espécie de iglu para se proteger do apocalipse.

2012-movie

Bem, o dia 21 chegou e nada aconteceu. Lembro que estava trabalhando e, quando deu o horário estipulado para o mundo acabar, rolou um certo medinho. Esperava tempestades e tremores de terra, mas aqui estamos. Pouco tempo antes da previsão, pesquisadores encontraram outros registros maias que desmentiam essa teoria. Aparentemente, ainda temos um bom tempo de sobrevivência neste mundo…

Walt Disney não sabia desenhar

Essa doeu quando descobri. Como boa fã de qualquer coisa relacionada à Disney, cresci achando que o Walt Disney era responsável pela criação do Mickey Mouse, seu personagem mais famoso. A verdade é que o dono do conglomerado mais importante do mundo não era desenhista (fiquei chocada com esse dado, gente!). Na verdade, os traços do ratinho foram feitos por Ub Iwerks, cartunista que era braço direito de Walt Disney no começo de sua trajetória.

1327800690_01_walt_disney

Além de Mickey, ele também é o responsável por personagens clássicos como o Coelho Oswald, a vaquinha Clarabela e o cavalo Horácio. Iwerks também é citado no filme A Canção do Sul (que é lindo!) como um dos principais responsáveis pela mistura entre os atores reais e a inserção do coelho Quincas. Aliás, esse é um dos longas que eu mais vi na infância e hoje suas cópias não existem mais. Na época, a Disney foi acusada por exibir uma história que, teoricamente, exaltava o racismo. Seja como for, amava demais esse filme. Uma pena!

O “desaparecimento” dos atores de A Bruxa de Blair

Contei desse caso no post com filmes para comemorar a chegada do outono. Um dos filmes mais clássicos do gênero de terror filmado com uma câmera balançando, A Bruxa de Blair fez sucesso antes mesmo de estrear. Isso porque usou uma estratégia que abalou uma pequena cidade dos Estados Unidos. Meses antes do lançamento do filme, espalharam-se boatos de que três jovens teriam desaparecido enquanto faziam um documentário sobre uma lendária bruxa.

Bruxa desaparecidos

Esses boatos contaminaram o mundo e todos estavam em busca de novas notícias. Até que anunciaram que uma fita com imagens do documentário tinha sido encontrada. Essas imagens nada mais são do que o próprio filme. Esse caso também não chega a ser uma mentira, mas funcionou para promover o longa.  Filmado com apenas US$ 50 mil, faturou US$ 250 milhões no mundo todo. Resultado: está na lista dos 100 filmes norte-americanos que mais lucraram.

 

E aí, caiu em algumas dessas lorotas? Eu caí em várias. Agora é só aguardar e ver o que irão aprontar neste 1 de abril. Feliz Dia da Mentira!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s