5 motivos para aderir à moda do livro de colorir para adultos

jardim secreto capa

Em algum momento da vida, nós sempre pensamos: “Ah que saudade do tempo em que eu era criança”. A rotina de ir para a escola e passar o resto do dia sem muitos compromissos faz falta quando vivemos em uma verdadeira correria. Temos tantas coisas para realizar em único dia que muitas vezes gostaríamos de voltar no tempo e aproveitar melhor a nossa infância.

Esse poder ainda não existe, mas alguns hábitos que tínhamos lá atrás podem ser vividos novamente. Essa é a principal proposta dos livros de colorir para adultos, que começaram a ser vendidos no final do ano passado e viraram uma verdadeira febre. Além de resgatar memórias que ficaram esquecidas, é um hábito que tem inúmeras vantagens. Como o número de adeptos não para de crescer, as chances de esbarrar em alguém andando por aí com um estojo cheio de lápis de cor são grandes.

Morro de saudade dos meus tempos de criança, então amei a ideia. Confesso que achei um pouco estranho no começo, mas foi só ver as fotos das pinturas feitas por alguns amigos que fiquei com vontade de conhecer. Já tenho um exemplar do livro Jardim Secreto (Editora Sextante), o principal do gênero, e posso adiantar alguns motivos que explicam o sucesso. Olha só:

Tem função antiestresse

PicMonkey-Collage

Os livros para colorir são muito importantes para as crianças porque estimulam a coordenação motora e despertam o lado artístico dos pequenos. Nos adultos, funcionam de forma diferente. Conforme crescemos, passamos a acumular um número cada vez maior de responsabilidades e aí não tem jeito: o estresse passa a conviver diariamente conosco. Pois aí entra a grande vantagem dos livros. Folhear as páginas, escolher um desenho e então colorir são hábitos que acalmam e relaxam. Duvida? Experimente começar e prestar atenção em tudo que sente. Eu recomendo!

Resgata memórias de infância

jardimsecreto_05

Assim que vi os livros, lembrei de uma tarefa da aula de educação artística em que eu passei horas pintando um desenho abstrato. Aposto que só de ler essa frase você também se lembrou de algum trabalho escolar. É tão gostoso reviver essas memórias que ficaram esquecidas no passado que imediatamente sorrimos e pensamos em coisas boas. É como se pudéssemos reviver aquela criança que mora dentro de nós.

Trabalha o cérebro

Jardim-Secreto-flores1

Quando somos crianças, não nos importamos muito em escolher uma determinada cor. Trabalhamos quase que no automático, pegando o primeiro lápis que vemos pela frente e fim (ok, de vez em quando cismávamos em pintar o tronco da árvore de azul).  Para que os tópicos acima tenham efeito, é importante colorir com atenção. Visualize o desenho colorido e escolha os lápis com calma. Pinte sem pressa e deixe a imaginação fluir. Como a maioria dos desenhos é abstrata, a dica é deixar tudo bem colorido para causar aquela sensação de satisfação no final.

Envolve toda a família

20150129_165447

É sempre mais gostoso quando podemos dividir uma tarefa com outras pessoas. Em casa, por exemplo, vou compartilhar o livro com a minha mãe. Eu pinto os desenhos de uma página, ela de outra e por aí vai. Dá para dividir com a irmã, a melhor amiga, a prima… O importante é envolver mais gente e ter a possibilidade de olhar outros desenhos, pedir opiniões e dividir risadas e sorrisos. Não me importo de fazer sozinha algo que seja prazeroso, mas adoro quando tenho mais alguém por perto. Quem concorda?

Cria um hobby

jardim-secreto-livro-de-colorir-e-caa-ao-tesouro-antiestresse-3-638

Conheço meninas que já tinham pintado mais da metade dos desenhos em poucos dias. Todas concordam: é algo viciante. Por conta de todos os itens acima, a atividade fica tão gostosa que ninguém quer parar. Vira um hobby e basta ter um tempinho livre para liberar o lado artístico. Mas, para que o resultado seja positivo, é importante escolher um cantinho aconchegante e bem iluminado para colorir. Também é fundamental ter uma boa postura para não ficar com dores depois. E a proposta é fazer tudo quando tiver vontade, para que o hábito não vire uma obrigação.

 

Gostou da ideia? É uma excelente forma de reviver aqueles anos em que fomos tão felizes.

Anúncios

2 comentários sobre “5 motivos para aderir à moda do livro de colorir para adultos

  1. Acho muito bacana mesmo estes livros pra desestressar e pra amenizar um pouco a pressão do dia a dia, além de dar aquele sopro de ideias frescas na cabeça nas horas de travamento ou briefing fraco. Esses dias atrás tive a grata surpresa de conhecer um livro pra colorir Brazuca. O nome dele é Zumbi pra Colorir do Ilustrador Tiago Holsi: http://www.tiagoholsi.com.br são desenhos bem divertidos e “terapêuticos”para aqueles momentos tensos do dia a dia. Vale a pena conferir.

    • Oi, Moacir! Também acho que esses livros são muito bacanas. É uma atividade tão simples, mas que promove uma série de benefícios. Muito obrigada pela dica! Vou dar uma olhada no livro e depois te conto o que achei. Beijos e obrigada pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s