7 comidas e bebidas típicas do outono/inverno

Para continuar a nossa série de posts temáticos para comemorar a chegada do friozinho, chegou a hora de falar sobre o meu tema favorito quando o assunto é inverno: as comidas. Basta a temperatura cair para quitutes deliciosos começarem a aparecer. Esqueça o sorvete e a saladinha. Evite pensar na dieta pelos próximos cinco minutos. A partir de agora, vamos falar de pratos quentinhos e muito calóricos que fazem a nossa felicidade nessa época do ano. Essa simples frase já foi capaz de movimentar meu pobre estômago (aposto que o seu também). Bom, chega de enrolação e vamos ao que interessa. Aqui estão as sete comidas que mais nos agradam no outono/inverno:

Sopas

receita-sopa-de-ervilha-com-mortadela-no-pao-italiano2644

Vamos falar uma verdade: tem coisa mais gostosa do que um prato bem quentinho de sopa no frio? Se antigamente tomar sopa era sinal de que sua geladeira andava em crise ou de que você estava doente, hoje o alimento foi elevado ao posto de gourmet. De uns tempos para cá, é chique encontrar as amigas e escolher uma versão bem saborosa (eu mesma faço isso e adoro). Agora existem uns sabores mais elaborados e até mesmo as detox, que prometem deixar o corpitcho em forma. Mas, olha, boas mesmo são aquelas feitas com creme – tipo as de palmito, tomate, aspargos – e, de preferência dentro de um pão italiano. Nem preciso dizer que são as mais calóricas, né?

Bebidas quentinhas

chocolate-quente-marshmallow-coracao29896

Ia fazer um tópico exclusivo para o chocolate quente, mas sei que tem muita gente que prefere chás ou cafés. Seja qual for a escolha, as bebidas típicas do frio possuem o poder de nos aquecer por dentro. E são cheias de felicidade, sabia? Experimente sair tarde da noite com a temperatura lá em baixo e tomar algo bem quentinho para ver se o humor não melhora em questão de segundos. Como inverno é sinônimo de tentações alimentares, as bebidas ficam ainda mais gostosas se forem misturadas com outros ingredientes, como leite e pedaços (sim, pedaços) de chocolate. Delícia!

Vinho quente

616_M

Já contei algumas vezes que eu sou apaixonada por festas juninas. Espero o ano todo por esse evento e já começo a ficar feliz quando junho se aproxima só porque sei que vou me acabar com tantas delícias típicas. Uma das mais tradicionais é o vinho quente. Eu, sinceramente, prefiro outras gostosuras, mas essa bebida tem aquele saborzinho de inverno. O melhor de tudo é que ela não é exclusiva de festa junina. Quem não é muito chegada nessas comemorações pode encontrar vinho quente em outros lugares. Ou seja, além de saboroso, é extremamente democrático.

Fondue

fondue-de-queijo

Sem sombra de dúvidas, é a minha comida favorita do inverno. É só o frio chegar que eu já sinto vontade de tirar a panelinha do fundo do armário e separar os palitinhos. Na prática, é uma refeição bem simples que qualquer pessoa – inclusive eu, que não tenho a menor aptidão para assuntos culinários – consegue fazer. O queijo (aquele bem tradicional com sabor forte e característico) já vem pronto. É só derreter e comer com pedacinhos de pão. Parece algo bem simples, mas é tão gostoso. Quem não gosta de queijo, pode fazer com carne, frango ou então partir para a sobremesa e mergulhar frutas como banana e morango no chocolate. Eu, claro, gosto de todas as versões.

Pinhão

pinhao

Aí vai uma confissão: nunca comi pinhão. Juro. Mas sempre que vou para Campos do Jordão, vejo a maioria das pessoas se fartando do alimento. Semente da araucária, árvore típica da cidade e de regiões do Paraná, traz inúmeros benefícios para a saúde. Rico em componentes como ferro, vitamina E, vitamina K e substâncias antioxidantes, previne o envelhecimento precoce, melhora a circulação, aumenta o pique e ajuda a prevenir doenças oculares. Sem falar que aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, contribui para a perda de peso. Viram só, o inverno também tem comidas saudáveis.

Pipoca

balde_pipoca

Ok, não é típico de inverno, mas todas nós gostaríamos de passar um dia de frio debaixo do cobertor assistindo filmes fofinhos e devorando pipoca. Não sou muito fã da comida, mas é algo viciante: basta comer uma para sentir vontade de atacar todo o pacote ou tigela. E ao contrário do que muita gente pensa, esse alimento traz inúmeros benefícios ao corpo. Isso porque a casca do milho tem substâncias antioxidantes e fibras que deixam o organismo em pleno funcionamento e ajudam a manter o peso. Agora elas viraram item gourmet e são encontradas em sabores diferenciados, como caramelo, limão, canela, coco, chocolate, doce de leite e por aí vai.  É sempre bom lembrar que os excessos – principalmente aquela manteiguinha que a gente adora – cortam esses efeitos benéficos, ok?

Massas

Gourmet_Pasta_Bostons_Restaurant_layton

Como faço parte de família italiana, sei que qualquer dia é bom para comer massa. Só que o frio contribui para a vontade de devorar um prato bem quentinho de macarrão (e, de preferência, com bastante molho). Nessa época, as massas recheadas, exemplo do nhoque e do ravióli, ganham destaque. A dica para não terminar a estação acima do peso é optar por recheios mais leves, como ricota, abóbora e cogumelo. Se o macarrão for integral, então, o peso na consciência será menor.

Deu até uma fominha, né? É só escolher o prato da vez, comer sem culpa e não esquecer de fazer alguma atividade física para compensar as calorias a mais!

Anúncios

2 comentários sobre “7 comidas e bebidas típicas do outono/inverno

    • Oi, Simone! A ideia do post era só falar sobre as comidas do inverno. Eu costumo usar o site Tudo Gostoso quando estou em busca de receitas. Lá com certeza você encontra. Me avisa se ficar com alguma dúvida? Beijos e obrigada pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s