10 tendências do inverno 2015

O Fik Dik está em clima de inverno para receber a nova estação de braços abertos e com muitas ideias para se inspirar. Além do friozinho gostoso que a gente não vê a hora de sentir e das comidas deliciosas que esperam por nós (ai, minha dieta), é hora de ficar de olho nas tendências de moda dos próximos meses. O que podemos concluir é que o vestuário feminino nunca esteve tão democrático. Pois é, tem opções para todos os estilos e, de maneira geral, é possível antecipar que este inverno será de muita atitude. Quer ver?

Militarismo

militarismo1

No post dos sapatos do inverno 2015, adiantei que os coturnos estarão em alta daqui para frente. Mas as influências do mundo militar não param por aí. Casacos pesados, calças com bolsos laterais e camisas mais grossas farão o maior sucesso. Sem contar que a paleta de cores tem tudo a ver com o clima frio e traz como sugestões o famoso verde-militar, o marrom, o preto e o marsala. Dependendo da peça, dá para usar em qualquer ocasião. Bom, né?

Boyish/Androgenia

boyish

A moda de sair por aí com a sensação de que você roubou algumas roupas do closet do namorado começou com a já clássica calça boyfriend. Impulsionado por outras peças e combinações, o estilo boyish vai ganhar mais adeptos neste ano. A ideia é simples: trazer elementos do vestuário masculino. Como assim? Misturar uma camisa branca social mais larguinha com uma calça de alfaiataria, usar sapatos que lembrem os usados por ele e brincar com a androgenia (outro alerta de tendência), exaltada com chapéus, paletós, gravatas e suspensórios. A ideia parece boa, mas só vale em quem tem muito estilo, ok?

Suéteres

sueter-sempre-ramona-2

No ano passado, nós vimos – e adoramos – a volta triunfal dos moletons (lembra?). Em 2015, os suéteres é que reinarão nas vitrines. Aquele velho casaquinho da vovó pode até ter sido sinônimo de vestimenta nerd, mas ganhou status fashion depois de ser apresentado com pedrarias e outras aplicações. O material fininho é ideal para dias “nem lá nem cá” (ou seja: não está calor, mas também não está frio) e fica elegantíssimo tanto no ambiente de trabalho quanto no jantar do final de semana.

Franjas

franjas-emcima021

Pelo jeito, elas vieram para ficar. Encabeçadas pelo estilo boho, que bombou no ano passado, as franjas continuarão fazendo sucesso. Cada vez mais destacadas, aparecerão em casacos e coletes ou como detalhe de blusas e camisas. Não sabe como usar? Comece com opções mais discretas até ganhar confiança.  E nada de levá-las para o escritório, ok? Por deixarem as roupas pesadas, podem causar uma sensação indesejada.

Assimetria

assimetria

Como o próprio nome diz, apresenta vestidos, saias, blusas e camisas cujas bordas não são iguais, ou seja, um lado é maior do que o outro. Essa tendência já foi explorada em outros anos, mas agora promete aparecer com força total por ser mais um elemento do estilo andrógeno. Esse simples desalinhamento torna a peça chamativa, por isso é bom deixar roupas ousadas para os dias livres. Quer uma dica? Experimente os casacos pontudos, com a parte da frente mais comprida. Comprei um no ano passado e usei em várias ocasiões.

Mix de estampas

mix-estampas-005

Já faz um tempo que a gente entendeu que não é mais brega e cafona combinar padronagens diferentes em um mesmo look. No inverno do ano passado, algumas produções apareceram de forma tímida, mas bastante inspiradora. Neste verão, ficou comprovado que é cool sair por aí com duas ou mais estampas. O segredo é saber como fazer a composição. Nos próximos meses, vale misturar tecidos, por exemplo. Outra sugestão é escolher combinações certeiras, como listas e poás. Procure também estampas de uma mesma cor, de preferência neutra. Só não aceitamos juntar estilos diferentes de animal print. Onça + zebra? Jamais!

Street style

Os-estilos-do-Inverno-2014-4

Mais um estilo que ganhou os holofotes por conta da pegada boyish que, aparentemente, vai dominar o mundo. Como o próprio nome indica, o street style resgata a cultura do hip hop e as roupas largas que fizeram sucesso nos anos 90. A dica é liberar seu lado rapper e investir em um look urbano e moderno com bonés, camisetas com números, sneakers, gorros, moletons, jaquetas, calças do tipo jogger e casacos largos. Opte também por cores impactantes, como vermelho, preto, verde, laranja e azul-bic.

Sessentinha

Sem título

Ninguém discorda que 2014 foi o ano do ladylike, o estilo mais fofo e romântico da moda. A boa notícia é que os anos 60 continuarão em alta, mas, dessa vez, a proposta é deixar de lado o jeito de moça delicada. Neste ano, foi explorada outra vertente da década, aquela com vestidos retos – os famosos tubinhos – ou evasê com cintura marcada e estampa geométrica. O ícone dessa linha de vestuário é a modelo Twiggy, que sempre aparecia com roupas de vinil e botas de cano bem alto, próximas do joelho. Feminina que sou, devo dizer que adorei essa tendência e quero aderir já.

Gola alta

Pictures37

Quando era pequena, lembro que sempre via minha mãe usando blusas de gola alta (também chamada de gola rolê) e achava aquilo tão estranho. Fato é que pouco tempo depois esse recurso foi condenado e caiu no esquecimento. A parte boa da moda é que a mesma peça que era considera brega há alguns anos volta totalmente cool. Nos próximos meses, veremos muitas blusas e malhas com a gola cobrindo o pescoço. Verdade seja dita, é um recurso que tem tudo a ver com o inverno, não acham?

Xadrez

looks-xadrez

Tem gente que faz cara feia quando pensa em peças com estampa xadrez porque acha que é um elemento restrito a festas juninas. Fato é que essas famosas listrinhas estão presentes no mundo da moda por muito mais tempo do que imaginamos. Nos anos 80, apareciam como parte do movimento punk. Já na década seguinte, foram vistas como elemento fundamental do grunge. Nos anos 2000, apareciam como vestimenta daqueles que se declaravam emos (lembra?). Pois bem, agora tem como força o estilo folk e promete invadir camisas, casacos, vestidos, saia e por aí vai. Também acho que o xadrez é a cara do inverno e é um recurso que fica bem em qualquer pessoa. Só lembre-se que listras muito grandes podem passar a impressão errada no ambiente de trabalho.

Anúncios

Um comentário sobre “10 tendências do inverno 2015

  1. Pingback: 9 vantagens do inverno | Fik Dik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s