10 dicas para cuidar da pele no outono/inverno

como-cuidar-da-pele-no-inverno-6

Já faz um certo tempo que o Fik Dik entrou no clima do outono/inverno A partir de agora, os posts começarão a falar sobre a próxima estação que chegou com a promessa de trazer aquele friozinho gostoso que a gente tanto sentiu falta. Para receber a nova temporada de braços abertos e pele perfeita, é preciso tomar alguns cuidados. A boa notícia é que eles são bem fáceis. Dá só uma olhada:

Banhos quentes? Nem pensar

pele1

Só o pensamento de chegar em casa, ligar o chuveiro e tomar um banho quentinho faz a gente pular de alegria. Apesar de irresistível, esse hábito deve ser evitado. Acontece que a água quente acaba removendo a camada protetora da pele, por isso notamos um aspecto mais ressecado. O mesmo acontece com os cabelos: quanto mais alta for a temperatura, maiores serão as chances de remover a cutícula dos fios e deixá-los sem vida.  A dica é optar por um banho morno de, no máximo, cinco minutos – ainda mais em tempos de crise.

Tempo de caprichar na hidratação

hidratacao-corpo

A gente sabe que é preciso hidratar a pele todos os dias, mas dá uma preguicinha de seguir esse conselho, não é mesmo? Pois faça um esforço durante os próximos meses. O frio e o vento deixam a pele desprotegida, então não tem jeito: o hidratante (que deve escolhido de acordo com o tipo de pele, ok?) precisa ser aplicado no mínimo duas vezes por dia – uma delas após o banho, quando a umidade favorece a absorção dos nutrientes.

Invista (sem medo) na manteiga labial

labios-bonitos-passo-4

É sempre assim: basta a temperatura cair ou passar alguns dias em um local frio para notar os lábios rachados. Por ser uma das regiões mais sensíveis do rosto, é a primeira a apresentar os sintomas do excesso de frio e vento. Se as rachaduras não forem tratadas de forma correta, podem evoluir e se transformar em feridas. A solução é ter sempre uma manteiga labial por perto. As mais famosas são as feitas com cacau, rico em nutrientes que ajudam a manter a área protegida e hidratada. Só não vale aplicar a cada cinco minutos porque grandes quantidades da gordura típica da semente deixam os lábios mais pesados.

Beba água

18062013182342Como se cuidar no inverno- Pele do rosto, corpo e cabelos-beba-água

No frio, nós não transpiramos tanto e, consequentemente, nossa sede diminui. Isso não significa que é hora de deixar a boa e velha garrafinha de lado. Além de ajudar a manter a pele hidratada, o consumo de água evita o surgimento de problemas renais e outras doenças de pele típicas da estação. Especialistas recomendam a ingestão de, no mínimo, dois litros  do líquido por dia, mas a quantidade varia de acordo com o estilo de vida e as necessidades de cada pessoa. Procure a opinião de um médico e beba água com gosto e vontade.

Tenha uma alimentação adequada

alimentos-para-fortalescer-os-ossos alimentação saudável inverno blog fora do comum suco de laranja natural

Outro perigo do inverno são as comidas quentes, gostosas e pra lá de calóricas (podemos incluir aqui fondue, chocolate quente, sopas e outros quitutes). Sabemos que é quase impossível fugir dessas tentações nos próximos seis meses, mas dá para compensar seguindo uma alimentação adequada nos outros dias. Como? Simples: é só investir em um cardápio leve, com doses suficientes de proteínas, carboidratos, verduras e legumes. E que tal combinar com frutas típicas da estação, como laranja e maracujá? Além de deixarem a pele mais protegida e macia, os ingredientes ajudam a combater gripes e resfriados.

Nada de deixar o filtro solar no armário

como-cuidar-da-pele-com-uma-boa-creme

Não é porque o sol foi embora que você vai sair de casa em a devida proteção. Como falei nos outros tópicos, a pele fica mais sensível e enfraquecida por conta do frio e do vento. E o sol continua firme e forte, apesar das temperaturas mais baixas. Já sabemos quais são os perigos da exposição sem filtro: manchas, envelhecimento precoce e doenças de pele. Então não se esqueça de aplicar um produto adequado para o seu tipo de pele com no mínimo fator 30 – a regra vale até para dias nublados, ok?

Use produtos adequados para o frio

winter-beauty-0113

Outro dia vi uma lista com os maiores vilões do inverno e um deles era a falta de uso de produtos típicos para o frio. Ou seja, teimamos em usar os mesmos cosméticos tanto no verão quanto no inverno (e eu super me incluo nessa). Durante o frio, precisamos de produtos com maior poder de hidratação, adquirida em componentes como manteiga de karité e leite de aveia. Além de cremes e loções, invista em sabonetes com os ingredientes. E não se esqueça de que cotovelos e joelhos sofrem mais nessa época e pedem porções mais generosas de hidratante.

Evite esponjas e buchas

Sem título

É do tipo que ama esponjas e buchas durante o banho? Então é bom prestar atenção. O uso desses acessórios causa irritações na pele que já está ressecada e a deixa ainda mais sensível. Procure passar o sabonete no corpo com as próprias mãos de forma calma e devagar. Pele frágil  pede esfoliações, então opte por se lavar com uma esponja vegetal uma vez na semana para eliminar células mortas. O sabonete deve ser aplicado com as mãos e massageado em movimentos circulares com auxílio da esponja.

Cuidado com gorros, chapéus e luvas

Como-cuidar-da-pele-no-inverno

Essa dica vale mais para os cabelos. Durante o inverno, é comum e necessário sairmos por aí com gorros e chapéus para nos proteger do frio. Só que o hábito de manter os fios abafados faz com que eles fiquem mais oleosos e favorece o surgimento de fungos e bactérias (eca!), principalmente se forem usados com os cabelos molhados. Deixe para escolhê-los quando a temperatura realmente estiver baixa – abaixo dos 15°C já é ok – e tire-os sempre que puder. O mesmo vale para luvas, que não deixam a pele das mãos respirar. Não tenha medo de mostrar seus dedinhos quando estiver em um local protegido e quentinho.

Hora de procurar um dermatologista

tratamentos_esteticos_frio_inverno

Nós, mulheres, nunca estamos satisfeitas. Sempre tem algo que gostaríamos de mudar no próprio corpo. Quem realmente sonha em passar por um procedimento estético deve aproveitar os próximos meses para colocar a missão em prática. É que alguns métodos, desde limpezas de pele, peelings e até mesmo cirurgias pedem um tempo de repouso longe do sol. Fazê-los agora significa que a pausa será muito bem aproveitada com horas debaixo do cobertor assistindo filminhos delícia – e não invejando as amigas que estão na praia.

Anúncios

Um comentário sobre “10 dicas para cuidar da pele no outono/inverno

  1. Pingback: 9 vantagens do inverno | Fik Dik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s