Top 5 – Filmes para comemorar a chegada do outono

Autumn-leaves

E o verão foi embora de vez. Hoje (21) começou o outono. Pessoalmente, acho que é a estação do ano em que a natureza tem as cores mais bonitas. Por mais que a gente ame céu azul, é tão lindo ver as ruas tomadas por aquele visual marrom, vermelho, vinho e tantos outros tons terrosos, não acha? Mas, por ser aquele momento em que as folhas caem das árvores, é também um momento de renovação que causa melancolia.

Para acabar com esse clima de tristeza e receber a nova estação de braços abertos, preparei um Top 5 com filmes que se passam justamente no outono (ou têm cenas que remetem a ele). Enquanto fazia a pesquisa de títulos, percebi que eu não vi a maioria das histórias gravadas durante esses meses. E, como eu gosto de indicar filmes que eu já assisti, acabei escolhendo alguns de gênero semelhante. De qualquer forma, aí vai:

Mensagem para Você

youve_got_mailCheia de prédios gigantes, bairros com atrações típicas e um espaço próprio para curtir a natureza, Nova York tem o cenário perfeito para qualquer filme, especialmente comédias românticas, como é o caso de Mensagem para você. Eu tinha 10 anos quando o longa estreou e achava a Meg Ryan o máximo porque ela tinha acabado de fazer Cidade dos Anjos, que eu amei. Nessa época, ela realmente era a rainha dos filmes de gênero e o bacana desse aqui é que aproveita uma grande novidade até então: a chegada do e-mail (pois é, faz tempo né?).

Bem fofinho, conta a história da dona de uma pequena livraria que troca e-mails com um amigo virtual e passa mais tempo pensando nele do que no noivo. O que ela não imagina é que esse amigo é, na verdade, o dono de uma livraria gigante que acabou de inaugurar bem ao lado da sua. Aqui entra a magia do outono: muitas das cenas se passam em meio às folhas secas do Central Park. É a pedida ideal para ver com as amigas ou debaixo do cobertor em dias mais frios.

A Bruxa de Blair

challenge-accepted-blair-witch-project-alt-ending-here-lies-she-who-brought-no-gps-ripQuando esse filme foi lançado no Brasil, no final de 1999, falavam que era um dos melhores longas de terror dos últimos tempos. Tudo porque foi feita uma ação de marketing das boas que consistia em espalhar cartazes na cidade em que se passa o filme com as fotos dos três protagonistas descritos como desaparecidos. Apesar de parecer ser uma história real, é uma das primeiras ficções a ser filmada com a câmera em movimento – o que causa um enjoo daqueles!

As imagens, teoricamente, foram feitas por estudantes que se aventuraram em uma floresta misteriosa com árvores secas – olha o outono aí, gente – para fazer um documentário sobre a lendária Bruxa de Blair. Como todo longa do gênero, coisas muito estranhas começam a acontecer. Eu estava começando a entrar naquela fase de ver filmes de terror e peguei uma fila enooorme (naquela época não dava para reservar assentos) para conseguir ver o filme. Lembro de ter achado uma história bem fraquinha, mas sei que preciso assistir de novo. Seja como for, é um clássico que inspirou várias outras histórias.

O Sexto Sentido

the-sixth-sense-by-nobupartydotcomA minha fixação de pré-adolescência por filmes de terror se deve em muito ao filme O Sexto Sentido. Lembro até do cinema em que eu vi o longa pela primeira vez. Hoje, pensando bem, não sei como minha mãe me deixou ir junto porque os espíritos que aparecem são capazes de aterrorizar qualquer pessoa – imaginem uma pobre criança de 11 anos.

Foi o primeiro filme do gênero em que eu não fechei os olhos e tomei todos os sustos possíveis. Até poderia ficar assustada, mas gostei tanto (especialmente do final) que revi mais uma centena de vezes e o medo foi ficando cada vez menor. Não lembro muito bem em que época do ano o filme se passa, mas sempre associo as cores terrosas e o clima frio ao outono. Faz parte dos clássicos que a gente assiste mesmo sabendo as falas de cor.

Os Outros

nicole-kidmanOutro “tem-que-ver” da lista de filmes de suspense/terror (juro que tentei fugir do gênero, mas foi quase impossível). Nicole Kidman interpreta uma mãe de família que se muda para uma mansão sombria junto com os dois filhos enquanto aguarda um possível retorno do marido, que foi lutar na Segunda Guerra Mundial. Como toda história do tipo, é óbvio que coisas muito estranhas começam a acontecer e fantasmas aparecem nos corredores da casa.

O clima frio passa a sensação – mais do que necessária – de que a mansão e seus moradores são gelados. Justamente para entrar na história, o filme foi lançado em outubro (outono no hemisfério norte) de 2001. Eu vi no cinema com vários amigos em uma sessão depois da escola (saudade de fazer isso) e nós tomamos tantos sustos que as outras pessoas devem ter se irritado com os gritos. Mais um com final incrível que não cansa nunca.

Onde Vivem os Monstros

wtwta13lighterheadOlha aí um representante que foge do terror (eba!). Quando o filme foi lançado, no início de 2010, era praticamente impossível conseguir um lugar para assistir no cinema. Tentei umas quatro vezes e comecei a me perguntar o porquê de tanta procura. Entendi quando finalmente consegui assistir e precisei me segurar para não chorar em vários momentos. A história gira em torno de Max, um garoto travesso que resolve fugir de casa depois de levar uma bronca da mãe.

Ele navega de barco em alto-mar e acaba parando em uma ilha habitada por criaturas misteriosas (os tais monstros do título). Apesar de parecerem assustadores, os seres se revelam os melhores amigos do menino e o coroam rei. Destaque para Carol, o monstrinho mais fofo de todos os filmes. Queria dar um abraço nele agora. A parte do outono fica por conta das árvores secas e das folhas que cercam o gramado das florestas da ilha. Imperdível!

Agora é só escolher o título que mais agrada, se acomodar no sofá e apertar o play 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Top 5 – Filmes para comemorar a chegada do outono

  1. Pingback: [Especial Dia da Mentira] As seis maiores mentiras já contadas | Fik Dik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s