[Resenha] Insurgente – o filme

insurgent-3d

Atenção: este post contém spoilers.

Lembro como se fosse ontem do dia em que vi Divergente. Uma amiga me disse que queria assistir e nós entramos na sala sem saber direito do que se tratava. A história nos prendeu tanto que saímos sem fôlego. Eu fui direto para a livraria para comprar o livro. Afinal, sempre dizem que as obras originais são melhores do que suas adaptações para o cinema.

O fato é que eu demorei demais para terminar, talvez por já saber como tudo aconteceria. Parti logo para a segunda parte, Insurgente, e tentei ler o mais rápido possível para comparar com o filme. A leitura até fluiu, mas achei a história mais parada do que a primeira. Não era tão agitado e emocionante, sabe? De qualquer modo, estava pronta para aguardar o filme, que estreou na última quinta-feira (19).

Para quem não sabe, a primeira parte termina quando Tris, Quatro, Caleb e Peter fogem do ataque provocado pelas facções Erudição e Audácia, da qual faziam parte, e pedem ajuda para outra comunidade, a Amizade. Com a guerra formada, o grupo precisa encontrar seus companheiros e juntos lutar para colocar um fim na história. Só que Tris é divergente, ou seja, pertence a várias facções (e não somente a uma) e apresenta um risco para a sociedade em que vive.

insurgente-1702-7-650x400

 Acontece que a história não se resume em apenas matar Janine, líder da Erudição e responsável pelo ataque. Tris está em conflito interno porque acha que é responsável pela morte dos pais e por ter matado Will, seu amigo que estava preso em uma simulação e quis matá-la. Como toda mocinha, ela acha que precisa se sacrificar para colocar um fim na situação. E, claro, tem momentos de muita burrice.

O lado bom dessa segunda parte é que nós podemos acompanhar o modo de vida das outras facções, já que o primeiro episódio se concentra apenas em três: Erudição, Abnegação e Audácia. Agora, temos a chance de ver o dia a dia na Amizade, na Franqueza e também nos Sem Facção. Dá para imaginar de qual delas faríamos parte. Acho que eu me daria bem na Amizade ou na Erudição, tirando a parte de querer matar todo mundo.

O problema é que, como falei lá em cima, o livro é bem parado – até chato em alguns momentos – e aí não tinha como o livro ser muito legal. Eles inventaram novas cenas para tentar criar algo mais movimentado, mas não deu muito certo. Acabaram deixando de lado algumas partes importantíssimas e mudaram o final (na minha opinião, o do livro é mais legal).

insurgente02

Por isso, digo com certeza absoluta que Insurgente teve a pior adaptação cinematográfica que eu já vi. Quem leu o livro sabe que a Tris, por exemplo, mata o Eric com gosto na metade da história. Nós quase batemos palma de tanta felicidade. No filme, quem faz esse trabalho é o Quatro. Dá a impressão de que ela é a bobinha que depende do namorado o tempo todo. No livro, ela tenta ser exatamente o contrário.

De qualquer modo, vale a pena conferir a atuação de Shailene Woodley e Ansel Elgort. Sim, a dupla do fofíssimo A Culpa é das Estrelas volta agora como irmãos. Esse filme também tem uma participação maior de atores veteranos, como Octavia Spencer – aquela que faz a torta nada convencional no maravilhoso Histórias Cruzadas – e Naomi Watts, além de Kate Winslet (nossa eterna Rose, de Titanic). Sem falar que o Peter é feito pelo ator Miles Teller, que ficou conhecido depois de Whiplash. Em todas as cenas em que ele aparecia, eu só pensava: “vai lá tocar bateria”.

Outro motivo para assistir? Theo James. Como esse cara é lindo, gente!

Outro motivo para assistir? Theo James. Como esse cara é lindo, gente!

Enfim, Insurgente estava na lista dos filmes mais aguardados de 2015 e pode ter caído no gosto de alguns fãs da série, mas eu achei fraquinho. De qualquer modo, já comprei o terceiro volume, Convergente, que será dividido em dois filmes. O primeiro estreia no primeiro trimestre de 2016.

Avaliação: ♥♥♥

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s