10 peças da moda que caíram em desuso

Esse mundo maravilhoso da moda é bem curioso, não é? Dizem que algo é tendência e lá estamos nós, enlouquecidas para comprar tudo e atualizar nosso guarda-roupa o mais rápido possível. O engraçado é que às vezes a gente nem gosta muito da peça e faz cara feia, mas em questão de meses (ou até semanas) já olhamos de outra forma para a roupa.

Só tem um probleminha: ao mesmo tempo que é mágica e sedutora, a moda também é passageira. Afinal, em menos de um ano aquilo que era in vira out. E vamos combinar: atire a primeira pedra quem nunca cometeu um ato digno de vítima da moda. Eu, no caso, já cometi tantos que prometo nunca mais repetir. Esse pacto, como já se pode imaginar, só dura até a próxima estação.

E olha, já tem tanta coisa que a gente usou e se arrependeu depois. A lista é enorme, mas eu selecionei só dez para que ninguém fique triste. Vamos matar a saudade e comemorar que essas peças não se encontram mais ao nosso alcance?

A calça listrada do Beetlejuice (2013)

24513-calcalistrada-cea

Ok, confesso: no começo eu achei bem brega. Via algumas mulheres com uma calça com listras pretas e brancas e me parecia algo tão feio que eu não imaginava como podiam sair de casa daquele jeito. A quantidade de adeptas do modelito aumentou de forma absurda e até as blogueiras passaram a usar (inclusive combinada com um blazer do mesmo padrão de estampa). Aí já sabe né, a Becky Bloom que mora dentro de mim simplesmente necessitava a tal calça. Me dei de aniversário, vesti no dia em que completei 25 anos de vida e… nunca mais usei!

O sneaker de saltinho (2012)

1

Taí um item que divide opiniões. Eu até acho que é uma peça que cai muito bem em meninas com esse estilo mais rocker, só que virou carne de vaca. Explico: todo mundo tinha o tal tênis de salto. Alguns eram mais elaborados, com spikes, enquanto outros eram uma verdadeira aberração de cores e desenhos. E na hora de combinar, então, muita gente mais parecia um show de horror. Enfim, enjoou tanto que hoje é difícil encontrar alguém com o modelo no pé. Já os sem salto, bem na pegada, hip hop, continuam em alta.

O efeito balonê (2008)

como-usar-vestido-balone-dicas-9

Como boa fã de peças delicadas e românticas, pirei quando comecei a ver roupas com tecido mais encorpado que estufavam ao chegar perto das barras. Ou seja, dava aquele efeito de roupa pesada e mil vezes maior do que era. Conclusão: quem sofria para eliminar alguns quilos parecia mais gordinha. Não era nada legal, mas a gente usou até cansar. E olha, deu até saudade do meu vestido preto balonê, tão breguinha e tão lindo!

A calça big (1998)

calca-big-wall-discovery-feminina-img

Essa calça uó foi um ícone nos anos 90. Para quem não sabe, era uma calça largona, com bolsos nas laterais, típica dos rappers. Lembro de usar bastante a minha, que era preta, quando tinha 10 anos e hoje fico pensando como me deixavam sair com ela. Não era nem um pouco legal e não era nada feminina (hoje a gente sabe muito bem como aderir ao estilo boyish sem perder o estilo). Para ser sincera, era algo muito, mas muito feio. Ainda bem que eu era criança e o arrependimento não é tão grande!

O revival das ombreiras (2013)

Guarda-roupa Inteligente

Outro item que eu nunca entendi muito bem. Ok, a moda era bem estranha nos anos 80 e tudo que era exagerado parecia bom. Os ombros apareciam marcados especialmente em blazers e jaquetas. Não gosto, mas acho que até combina com os excessos da época. E apesar de serem bem criticadas, elas voltaram a aparecer há dois anos. Se as ombreiras já eram esquisitas por conta própria, imagine acentuá-las de forma geométrica ou adicionar spikes e penas? Essa eu posso dizer em voz alta: nunca usei (mas se eu tivesse meus 20 e pouco na década de 80, certeza que eu usuária).

A calça saruel (2009)

saruel

Peças largas não fazem meu estilo, então foi um verdadeiro espanto quando vi pela primeira vez a calça com cavalo bem grande que vai até o meio da coxa. Não cai bem nem nas adeptas do visu bicho-grilo. Tudo porque provoca uma alteração nas proporções do corpo e deixa as pernas mais achatadas, ou seja, um terror para mulheres baixinhas. Quer usar uma peça mais soltinha? Não tem problema. Vá com aquele seu jeans boyfriend ou com uma saia longa, que arrematam qualquer produção.

Os clogs (2010)

clogs_2

Essa moda durou muito rápido, graças a Deus. Os clogs nada mais são do que os tamancos de madeira, que tentaram voltar com nome mais fino. Aberto na parte do calcanhar, cobria totalmente o peito do pé e os dedos com um tecido que normalmente era de couro. O salto quadradão só deixava a peça mais pesadona e… feia. Sim, precisamos admitir, era um calçado muito feio. Tanto que até tentaram vender uma imagem de que era algo cool e sofisticado, mas acabou ficando em alta somente no inverno de 2010. Quem comprou deve se arrepender até hoje.

As alças de silicone (2000)

SEM_TT1

Vamos combinar que nosso estilo é terrível quando entramos na adolescência? Tudo que nós queremos usar são roupas que nos deixem com cara de adultas. Imaginem a minha situação: quando fiz 12 anos, a última moda eram as alcinhas de silicone, que provocavam um efeito de transparência. Achava aquilo tão lindo e tão adulto, gente! E enlouqueci quando minha mãe me deu de presente uma blusinha rosa com as tais alças. O problema? As alcinhas amarelavam rapidamente e não causavam aquele efeito de transparência que prometiam. Não demorou para caírem na breguice. Sabe os vestidos com aquelas telinhas que também causam uma sensação de decote? Bom, sou completamente apaixonada por eles, mas acho que eles vão ter o mesmo fim das alças de silicone. Quem concorda?

As calças de cintura bem baixa (2002)

Calça-jeans-de-cintura-baixa-e1326707102336

Começo dos anos 2000. Toda mulher que seguia a moda tinha que ter uma blusinha bem curta e a calça de cintura baixa para deixar a barriga de fora e mostrar o piercing no umbigo (sim, fui dessas). Era até aceitável em mulheres altas e magras, mas essa calça tinha o incrível poder de aumentar a barriga. O cavalo mais baixo – e alguns eram tão baixos que até assustavam – faziam com que aquela pancinha abdominal que a gente tanto tenta perder se sobressaísse. Sábia é a minha avó que dizia que a peça era horrível. No ano passado, a barriga voltou a ficar de fora com os tops croppeds, que tapam o umbigo e mostram só uma faixinha de pele. Alguém duvida que essa moda vai aparecer daqui um tempo como algo totalmente inadequado?

As botas pata-de-cavalo (2006)

botas-plataforma-camurca

As botas de cano alto e plataforma foram uma verdadeira febre no inverno de 2006. Todo mundo tinha que ter. Bastante grosseiro, o calçado, que mais parecia uma pata de cavalo, não tinha nenhuma intenção de ser delicado. Além do solado de borracha que tinha, no mínimo, 5 cm, tinha amarrações com fivelas ao longo da perna. Eu sabia que a bota era feia, mas comprei mesmo assim e usei até cansar (por dois invernos). Depois aposentei e acabei colocando-a na sacola de doação durante uma arrumação nos armários. Torço para que essa moda nunca mais volte, mas aposto que seria um novo sucesso se inventassem um revival para ela.

Lembra de mais algum exemplo? Me conta que eu prometo continuar essa lista 🙂

Anúncios

5 comentários sobre “10 peças da moda que caíram em desuso

  1. Amei o post cá!!! Kkk nossa me identifiquei com todos os seus comentários a esses itens que ja estiveram tãoo na moda! Também aposto que no futuro os croppeds e os vestidos com tela no decote, a e aqueles vestidos com franjas que saem do decote tanbem serao itens que aparecerão em listas desse tipo!

  2. Pingback: 9 peças que você usou muito neste verão | Fik Dik

  3. Pingback: 10 itens que marcaram sua vida há dez anos | Fik Dik

  4. Pingback: 12 passos para aderir à moda dos anos 70 | Fik Dik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s