[Resenha] Livro Bolsas, Beijos e Brigadeiros – Fernanda França

1242609-250x250

Sou dessas leitoras que adotam alguns escritores como favoritos e dificilmente se arriscam a conhecer novos autores. E normalmente dou chance para ler algo diferente quando alguma amiga diz que eu vou gostar. São raros os casos em que eu pego um exemplar de forma totalmente aleatória para ver no que vai dar. Mas foi exatamente assim que eu acabei levando para casa o livro Bolsas, Beijos e Brigadeiros, da Fernanda França.

Há um tempinho, contei que sou fã daquelas histórias típicas de mulherzinha, com uma protagonista atrapalhada e gente como a gente, que se envolve nas maiores confusões até finalmente ficar com o cara bonitão. Então dá para imaginar a minha reação quando vi um livro com um título fofo combinando três coisas que todas nós amamos (não é verdade?). A pulguinha da curiosidade já estava dando sinais de alerta, mas acabei esperando algumas semanas antes de comprar.

Motivos para despertar meu interesse? A mocinha Melissa é jornalista, ama viajar e tem um blog, assim como eu. E a Fernanda França, além de também ser jornalista, se especializou na mesma faculdade em que eu me formei. Depois de descobrir isso, quis logo começar a ler. E que leitura gostosa, gente!

É mais ou menos assim: o destino às vezes precisa de uma mãozinha. Quase sempre existe algo lá na frente do caminho que nos mostra que a história que foi escrita para nós é muito melhor do que podemos imaginar. Mas ela só pode virar realidade se você ajudar a escrevê-la. Nada acontece sem motivo, ninguém ganha na loteria se não joga. E nas viagens da vida, nós somos passageiros, mas também comandantes”

A história toda se passa na Europa, pois Melissa vai escrever um roteiro de mochilão pelo continente para a agência em que trabalha. A primeira parada é na Itália, destino onde Mel conhece seus primos distantes. Não demora muito para ela reencontrar Théo, seu namorado misterioso. A turma toda se reúne e passa a viajar por meses. Como cada capítulo se passa em uma cidade, é como se nós estivéssemos viajando também.

Misto de romance e guia turístico, o livro nos transporta para locais encantadores de países como Suíça, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica, Espanha, Portugal e por aí vai. Mel, a narradora da história, faz questão de citar os principais destaques de cada destino. Dá muita vontade sair por aí com a mochila nas costas e conhecer o mundo.

Apesar de todos os pontos em comum com a protagonista, devo dizer que achei ela um pouco chatinha. Adora fazer um drama, vive reclamando de tudo e até deixou de aproveitar muitos lugares bacanas da viagem. O Théo também não me convenceu muito com seus ataques de sumiço e suas cantorias em público (senti até vergonha alheia em alguns momentos). Talvez tenha sido minha impressão, mas não percebi muita química no casal. Em compensação, virei fã do Michel e da Samanta, o irmão e a melhor amiga de Mel, que estão esperando um bebê.

Soube desde aquele momento que não poderia segurar sua alma livre. Que um dia você voaria para bem mais longe do que eu jamais sonhei. E tenho orgulho de você”

Acabei me simpatizando mais com os personagens secundários, como os primos dela, apresentados como pessoas gentis e solidárias. Até a tia Clara, que aparece bem pouquinho, me fez dar muitas risadas ao longo do livro.

Comecei lendo pela vontade de conhecer uma nova autora e, quando percebi, estava completamente envolvida pela história. Gostei muito do estilo de escrita da Fernanda e já estou em busca dos outros livros que ela escreveu.

Recomendo para todas as mulheres que amam viajar ou que estão em dúvida sobre o próximo destino que irão conhecer. E, claro, para todas que gostam de uma história açucarada e bem romântica. Bem que podia virar filme, né?  Quem sabe…

Avaliação: ♥♥♥♥

2 comentários sobre “[Resenha] Livro Bolsas, Beijos e Brigadeiros – Fernanda França

Deixe um comentário

