Top 5 – Filmes para comemorar o Natal

Quando comecei a criar os Top 5 de filmes aqui no blog, há muitos e muitos meses, já pensava no especial de Natal. Essa época do ano é tão mágica que existe um investimento pesado em produções que exploram o período natalino. E o melhor: em todos os gêneros de filmes. Claro que a grande maioria se divide entre os desenhos animados e os voltados para o público infantil, mas também tem romance, drama e até terror. Separei os meus favoritos para te inspirar a aproveitar a chegada do Papai Noel. Vamos conferir?

O Estranho Mundo de Jack

filmes-natal-o-estranho-mundo-de-jack-35900

Dirigido por Tim Burton, tem toda aquela magia dark  e tenebrosa dos outros filmes do diretor, mas carrega uma mensagem muito fofinha. Jack era morador de uma cidade habitada por monstros, vampiros e bruxas, onde apenas o Halloween era comemorado. Cansado de viver na mesmice, ele decide passear pela floresta e acaba conhecendo os costumes natalinos. Quando volta, está pronto para convencer os vizinhos a celebrar o Natal, o que, claro, tem tudo para dar errado.

Engraçado que eu pensava ter visto o filme pela primeira vez quando tinha uns 8, 10 anos. Mas fiz uma pesquisa para este post e descobri que a produção é de 1993, ou seja, eu tinha apenas 5 anos. Isso explica a razão de eu ter sentido muito medo do Jack. Hoje eu adoro e recomendo para todo mundo.

Simplesmente Amor

simplesmente_20amorEu AMO esses filmes que reúnem um elenco gigantesco e várias histórias picadas para aproveitar um período do ano. Simplesmente Amor é a versão natalina do estilo e foi lançado no finalzinho de 2003. Ao longo de 136 minutos, conhecemos vários episódios, como o do primeiro-ministro da Inglaterra, vivido por Hugh Grant, que se apaixona por uma funcionária de seu gabinete, e a de um escritor que resolve viajar para a França para terminar de escrever seu livro e se interessa por uma jovem portuguesa que não sabe falar inglês.

Destaco também as histórias de Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, mas não consegue evitar os olhares de Mark, o melhor amigo do noivo e do cantor Billy, que resolve retomar sua carreira de rockstar lançando um jingle de Natal. E ah, não podemos nos esquecer de Rodrigo Santoro, que não fala muito, mas esbanja beleza. Para ver já, combinado?

O Grinch

grinch07

Lançado em 2000, fala sobre uma criatura verde vivida por Jim Carrey que odeia o Natal por ter sido vítima de bullying na época da escola devido ao seu aspecto feio. Refugiado em uma caverna, ele recebe a ajuda do cãozinho Max para acabar com o Natal de todos os moradores da cidade roubando os presentes para si. Só que no meio do caminho ele conhece a garotinha Cindy, totalmente apaixonada pela magia natalina. O resto da história já dá para imaginar, né?

O longa é baseado no livro de Dr. Seuss e fez muito sucesso nos Estados Unidos, tanto que lá é possível encontrar vários produtos temáticos. Confesso que eu assisti apenas uma vez e não gostei muito, mas estou pronta para rever. Quem vem comigo?

Esqueceram de Mim

esqueceram-de-mimUm clássico dos tempos natalinos. Em 1990, o ator Macaulay Culkin ainda era uma criança com rostinho angelical. Para quem não se lembra da história, ele precisa curtir as férias de Natal em casa depois que sua família viaja e acaba deixando-o para trás. Com isso, ele precisa ter atitudes de homem, como fazer compras, faxina e preparar as próprias refeições. Sem falar na esperteza para defender a casa de alguns ladrões que aparecem por lá.

É o tipo de filme que não perde a graça nunca. Via muito quando era pequena e tenho certeza de que hoje continuaria me divertindo. Quem nunca viu precisa apertar o play agora mesmo, combinado?

O Conto de Natal do Mickey

o-conto-de-natal-do-mickey-2Lembram que eu fiz um post há um tempinho falando sobre os filmes mais perturbadores da Disney? Pois é, acabei deixando O Conto de Natal do Mickey de fora daquela lista justamente por ser uma das histórias mais tristes sobre o período natalino. Baseado no conto de Charles Dickens, fica mais fofinho ao ser vivido pelos personagens da Disney.

Explico: Tio Patinhas interpreta Ebnezer Scrooge, dono de um escritório de contabilidade que só pensa em dinheiro e vive sozinho. No dia de Natal, o funcionário Bob Cratchit (Mickey) pede para sair mais cedo para ficar com a família e promete recompensar no dia seguinte. Ele concorda, apesar de achar tudo aquilo uma tremenda bobagem. Ao chegar em casa, é visitado pelos três fantasmas de Natal, representando o passado, o presente e o futuro. Nesses momentos, ele tem a chance de rever suas atitudes e como a ganância o consumiu, vê a real condição de Bob, que tem um lindo Natal em família apesar da pobreza, e percebe que pode fazer algo para mudar seu modoNatal-Mickey-Groupon-Disney-Oferta-Promoção de vida e melhorar as condições de seu funcionário.

É lindo, não é? Acontece que algumas cenas são extremamente reais e fortes para as crianças, como a parte em que Bob chora por ter perdido seu filho doente. Eu sempre via, mas me sentia totalmente angustiada com a situação. Mesmo assim, vale assistir. Normalmente, ele passa em alguns canais da TV aberta no dia de Natal. Fique de olho!

 

Agora é só escolher um (ou mais) filme da lista e apertar o play. Boa diversão e Feliz Natal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s