10 dicas para arrasar na ceia de Natal

Não sei vocês, mas eu adoro o Natal. Mais precisamente, o dia 24 de dezembro. Acordo já pensando em me arrumar, colocar aquela roupa bonita, caprichar na make e, claro, almoçar bem leve para me preparar para a comilança do jantar. Na minha família, a ceia fica por conta da minha avó. Passo o ano todo sonhando com as delícias que só ela sabe fazer e que são obrigatórias em todo Natal.

Mas tem muita gente por aí que faz questão de preparar a própria ceia ou que vai cuidar da festa pela primeira vez. Para que nada saia errado, é importante seguir algumas regrinhas que valem ouro. Nada de cara feia, ok? Elas são importantes, mas superfáceis de serem seguidas. Quer ver só:

1. Antecedência é a palavra-chave

calendário-de-natal-morando-sozinha-02

Sou extremamente ansiosa e planejar tudo antes da hora não é problema. Se você tem o costume de deixar para última hora, é bom rever seus conceitos. Acontece que a ceia envolve diversos preparativos: os convidados, o cardápio, as compras, a disposição da mesa e por aí vai. Pode até parecer fácil, mas dá uma dor de cabeça daquelas se os itens se acumularem. Por isso, faça um calendário e planeje todos os acontecimentos necessários até a véspera do Natal.

2. Faça com que todos se sintam à vontade

Extended family with their pets celebrating Christmas.

O Natal tem todo aquele clima mágico e de união. Então, não adianta forçar uma ceia formal que deixe os convidados desconfortáveis. Resumindo: não vale a pena contratar garçons ou chamar funcionários para servir o pessoal (a não ser que a festa seja muito grande). Se houver necessidade, peça para os próprios amigos ajudarem na cozinha e experimente deixar os pratos à disposição para que cada um se levante e pegue o que estiver com vontade – no maior estilo self-service.

3. Pense nos aperitivos

nozes, damasco

Em princípio, a ceia só deve ser servida à meia-noite, para comemorar a chegada do Natal. Mas nada impede que a comilança comece antes. Na casa da minha avó, nós costumamos comer lá pelas 21h/22h para degustar os pratos com calma  e conversar antes de trocar os presentes (esses, sim, só na madrugada do dia 25 de dezembro). Mesmo assim, é fundamental pensar nos aperitivos. Afinal, todos gostam de chegar na festa e já ter alguma coisinha para beliscar. Aí depende muito do gosto, mas castanhas são sempre uma boa opção e combinam com o clima da festa.

4. Calcule bebidas e comidas de acordo com a quantidade de pessoas

george-marks-young-woman-counting-on-fingers-posing-in-studio

Ceia de Natal combina com o quê? Fartura, minha gente! Minha nutricionista até dá uma aliviada na minha dieta nessa época porque sabe que é impossível manter o controle com tantas delícias à mesa. Justamente por isso, é preciso calcular a quantidade de comida de acordo com o número de convidados. Lembre-se que as pessoas costumam repetir o prato, então pense que as receitas devem render o dobro por pessoa. Sobrou? Coma no dia seguinte. É parte da tradição!

5. Nada de receitas exóticas

78395240

Alguns pratos são tão típicos nessa festa que retirá-los do cardápio pode decepcionar os convidados. Então não insista. Ceia boa tem peru, bacalhau, salpicão de frango, panetone, rabanada e outros quitutes. Claro que é sempre bom verificar antes se algum convidado tem restrições ou hábitos alimentares diferentes. Em casa, por exemplo, são poucos os que gostam de peixes e frutos do mar, então trocamos o bacalhau por uma massa bem gostosa (coisa de família italiana, né?) e fazemos questão de ter o bolo de sorvete que só minha avó sabe fazer de sobremesa.

6. Agrade a todos

Bebidas

Brindar a chegada de mais um Natal faz parte do ritual, mas será que todos bebem champanhe? E na hora da ceia, vale investir em um vinho? Deixe a vergonha de lado, ligue para cada convidado para saber se ele faz questão de algo em especial e não tenha medo de perguntar se ele gosta de bebidas alcóolicas. Quanto aos refrigerantes, é sempre bom ter mais de uma opção, combinado?

7. Lembre-se das crianças

118248-Sugestões-de-Presentes-de-Natal-para-Crianças-02

Os pequenos são mais ansiosos, inquietos e sentem sono mais cedo. Nos meus primeiros anos de vida, lembro que comia antes e que ganhava meus presentes quando os adultos ainda estavam apreciando a ceia. Depois, claro, passava o resto da noite brincando até pedir para deitar na cama. Vale fazer o mesmo, ok? E se o número de crianças for grande, reserve uma mesa auxiliar para que elas se acomodem e se divirtam sem atrapalhar os mais velhos.

8. Crie uma playlist temática

image1

Sabe aquelas músicas clássicas de Natal que ninguém aguenta mais ouvir? Pois é, não dá para fugir delas. No entanto, vale pesquisar umas versões mais recentes (cantores de pop music sempre lançam CDs natalinos nessa época) e apertar o play sem medo. Mas olha, por experiência própria, essas canções costumam cansar depois de um tempo, então acrescente na playlist cantores bem calminhos que todo mundo gosta. Não é bom para escolher músicas? Peça a um amigo. Tem sempre um aspirante à DJ por perto, vai por mim!

9. Decoração é tudo

decoração-de-natal-linda

Não adianta fazer a ceia dos sonhos, pensar em todos os preparativos com semanas de antecedência e planejar a trilha sonora da festa se a casa não estiver decorada e pronta para receber os convidados. Tem que ter uma árvore de Natal bem linda e com tudo que tem direito, ou seja, bolas, enfeites mil e luzinhas. Guirlandas também são ótimas para colocar nas portas e as mesas podem ter velas, bonecos, presépios e tudo que mais combina com a ocasião. Confesso: eu AMO essa parte!

10. Não se esqueça dos presentes

Christmas presents piled underneath a christmas tree.

Todas concordam que é muito chato ir a uma festa e sair de mãos abanando, ainda mais no Natal. Por isso, é importante que cada convidado ganhe ao menos um presente. Lembre-se que existe o risco de alguém confirmar presença às vésperas da ceia, então tenha sempre aquela lembrancinha por perto para evitar problemas.

 

De resto, é só se divertir e celebrar essa festa tão gostosa!

(Fotos: Morando Sozinha, 1MS, Alimentare, All Posters, Cozinha Efetiva, Terra Magazine, Mundo das Tribos, Paraná Online, Fashion Bubbles e Etimarcas e Etiquetas)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s