O significado das superstições de ano novo

Tenho que confessar: eu amo essa época de fim de ano. Enquanto o Natal tem aquela magia, as decorações fofíssimas e o clima de família, o ano novo, para mim, é sinônimo de esperança. Adoro pensar no que quero que aconteça no próximo ano e forçar meu pensamento para que se concretize. Sim, eu sei que tornar nossos desejos reais é algo que só depende de nós e que não devemos depender de um ano novo, mas ah… É tão divertido! E aí entra a minha parte favorita: as superstições. Tem gente que não liga, mas eu não abro mão de alguns rituais. Vamos conhecer os mais comuns?

Comer lentilhas

lentilha

Dizem que elas atraem dinheiro, fartura e prosperidade. Gostou da ideia? Então faça questão de consumir os grãos antes de qualquer outro alimento da ceia. Mas anote aí: para dar certo, é preciso comer as lentilhas à meia noite. Haja paciência (e fome), né?

Comer uvas

ano-novo-alimentos-supersticao-uva

 

Sempre como 12 uvinhas e penso em um pedido para cada mês do ano novo. Quem prefere algo menos trabalhoso pode comer apenas três e mentalizar um pedido mais urgente. Seja qual for o método, é bacana idealizar algo relacionado à sorte e prosperidade.

Pular sete ondas

ano-novo

Posso fazer qualquer coisa no réveillon, mas não abro mão de pular as famosas sete ondinhas. Essa tradição está ligada aos costumes africanos, sabia? Para eles, o número sete é espiritual, já que corresponde aos dias da semana e aos chacras que todos nós temos. Portanto, pular sete ondas é uma forma de se conectar com Iemanjá, a rainha do mar, que dá forças para encarar o ano que se inicia.

Roupa branca

ano-novo-roupa-branca

Essa é fácil. O branco simboliza paz e purificação. É uma forma de renovar o espírito, deixar as coisas ruins no ano que fica e se mostrar aberto para viver os próximos 12 anos de maneira diferente.

Calcinha nova

Aqui depende muito do que a pessoa mais deseja. Deve-se escolher a cor que simbolize esse pedido. Aqui estão alguns exemplos:

calcinhas coloridas 3

Amarelo – fortuna, riqueza e alegria

Verde – segurança, esperança e equilíbrio

Azul – paciência, lealdade e serenidade

Roxo – espiritualidade, intuição e positivismo

Rosa – romance, beleza e autoestima

Vermelho – paixão, elegância e sensualidade

Laranja – energia, sucesso e confiança

Já escolhi a minha e vocês?

Varrer a casa

Woman_Cleaning

Renovar o clima da casa também é muito importante. Por isso, varra todos os cômodos e comece pelos fundos até chegar na porta de entrada. Esse trajeto é bom pra atrair sorte. Quer turbinar o efeito? Recolha toda a sujeira, coloque-a do lado de fora e queime. Assim, todas as más energias vão embora.

Guardar uma folha de louro

louro-em-folhas

Não é à toa que os primeiros atletas a vencer as olimpíadas ganhavam como prêmio uma coroa de louro (alguns ganham até hoje). Afinal, a planta está ligada ao sucesso e reconhecimento. Guardar uma folha na carteira é um recurso para quem busca vitórias ao longo do ano. Vale a pena tentar, não é mesmo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s