7 boas ações para comemorar o Natal

6c9669f63531d6b9b696c10963600939

Quando somos crianças, o Natal tem outro sentido. Não estamos nem um pouco interessadas na fartura da ceia ou em rever parentes. Queremos apenas ganhar nossos presentes e passar o resto da noite brincando. Descobri que o Papai Noel não existe muito cedo, então nunca vi muito o lado mágico da data. Foi só de uns dois anos pra cá que eu comecei a ficar empolgada ao ver decorações natalinas (e também passei a pensar que os anos estão passando rápido demais e que, aparentemente, não deu tempo de fazer nada em 365 dias).

Só que além das luzinhas e das árvores gigantes, o Natal tem outro significado que não dá para esquecer: as boas ações. Por mais clichê que possa parecer, esse período do ano realmente nos deixa mais sensíveis e com vontade de ajudar outras pessoas. Ok, a gente sabe que esse desejo deveria durar todos os meses, mas já que ele aparece com mais intensidade nesta época, por que não aproveitar? Há várias formas de participar, olha só:

Campanha Papai Noel dos Correios

papai-noel1

Quem nunca escreveu uma cartinha pedindo um presente para o Papai Noel? Muita gente conseguiu ter o desejo realizado, mas, para algumas crianças, esse pedido – que pode até ser bem simples – não é atendido. Infelizmente, temos alguns problemas, como a desigualdade social e a falta de amor aos pequenos, que fazem com que eles depositem todos os seus sonhos nas cartinhas que enviam pelos Correios. Daí vem a sua parte: escolher uma (ou mais) cartinha, responder e até mandar um presente. Fofo, né? Várias agências espalhadas pelo Brasil participam da campanha e aceitam padrinhos até o dia 16 de dezembro. Para saber mais, acesse http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/

Doação de roupas

images

Aproveito todo final de ano para organizar meu armário e tirar algumas roupas que não uso mais (sem cara feia, vai, a gente SEMPRE tem aquelas peças que ficam encostadas no fundo da gaveta). Essa é uma ótima opção para quem está com o orçamento apertado e não pode gastar. É só reunir as roupas e encontrar alguém que aceite. Não conhece ninguém que esteja precisando? Entre em contato com ONGs e associações. E vale lembrar: as peças devem estar em bom estado. Ninguém gosta de receber um presente pela metade, não é mesmo?

Fazer uma ação voluntária

fa7f5cf40dc2245b5a9ac8fb161026ca

O voluntariado é algo sério. Assim como qualquer outro trabalho, exige tempo, comprometimento e responsabilidade. A agenda está apertada? O jeito é reservar algumas horas do dia e participar de alguma ação mais curta. Por mais rápida que seja, vai acrescentar (e muito) na vida de outras pessoas e na sua também. A boa notícia é que existem diversos projetos bacanas por aí. É só encontrar aquele que mais agrada e arregaçar as mangas! O resultado será recompensador.

Ensinar alguém

8b769ead1c755a1f51d895d4ad0604df

Todo mundo conhece uma pessoa que quer muito aprender alguma coisa. Que tal ensinar seu avô a mexer no computador? Ou então ensinar sua priminha a andar de bicicleta? É um ótimo exercício para treinar a paciência e dar boas risadas. Sem falar que ver alguém feliz é tão bom que imediatamente nos deixa melhores. Sabe aqueles problemas que insistem em nos perturbar? Eles parecerão tão pequenos perto dessa atitude que sua vida vai ter outro sentido. Pense nisso!

Ser uma boa amiga

0d3b7bb310aa2970c4b19a0488042124

Isso mesmo. Fazer uma boa ação não significa apenas ajudar o próximo (embora isso seja lindo). Tem algum amigo triste, que está passando por uma situação complicada, e precisando de um conselho? Então não tenha medo, ofereça-se para ouvir tudo o que ele tem para dizer, faça sugestões e proponha programas divertidos, como um amigo secreto com a turma ou até um roteiro para ver as decorações natalinas da cidade. O importante é que ela se sinta bem.

Cuidar de alguma tarefa doméstica

house-cleaning-service-320x213

Fazer faxina, lavar louça, passar roupa… Essas atividades não são nem um pouco agradáveis, então por que deixá-las a cargo de uma única pessoa? Se você divide a casa com mais alguém, proponha dividir ou fazer um rodízio das funções. Vamos analisar os benefícios: ninguém ficará sobrecarregado, o tempo será otimizado, a casa estará sempre em ordem e você ainda terminará o ano em forma (Sabia que a limpeza doméstica pode queimar até mil calorias?). Vale a pena, né?

Amar (e não ter a menor vergonha de dizer)

tumblr_static_love-happiness-girl-heart-valentines-1920x1200

Tem coisa melhor do que receber um elogio? Inverta o jogo e diga em alto e bom som o quanto determinadas pessoas são importantes para você. Dê um abraço bem apertado na sua mãe, ela vai adorar e se sentir ainda mais especial. Marque um programa com aquela amiga que você não vê há anos. Mande um e-mail para quem mora longe e ainda ocupa um lugar de destaque no seu coração. Não tenha medo algum de dizer “eu te amo”. São situações tão simples que deveriam ser feitas diariamente, mas que, de alguma forma, são esquecidas. Ou seja, nada melhor do que começar a praticar agora mesmo.

E, por fim, se amar. Porque quando ajudamos o próximo, estamos nos ajudando também. Tem consequência melhor?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s