[Resenha] Mamãe Walsh – o novo livro de Marian Keyes

mame-Walsh

Dia desses contei que sou fã dos livros da Marian Keyes, especialmente os narrados pelas mulheres da família Walsh (mais precisamente: Melancia, Férias, Los Angeles, Tem Alguém Aí e Chá de Sumiço). Quem já leu pelo menos uma dessas aventuras sabe que tem duas pessoas muito especiais – e pra lá de divertidas – no clã: Helen, a filha mais nova, e a mãe delas.

Pois bem, no início do ano li Chá de Sumiço, o livro da Helen, e acabei me decepcionando um pouco. Achei que seria o melhor de todos, que iria me acabar de tanto rir, mas acabou sendo um dos mais fracos para mim. A tristeza foi maior ainda porque eu achava que esse seria o último livro dos Walsh. Sabia que a Marian tinha feito um livro para a Mamãe Walsh, mas que dificilmente viria para o Brasil.

Até que semana passada eu estava passeando pela livraria e o que encontrei? Assim, totalmente por acaso? Sim, o livro da mulher mais inspiradora da Irlanda. Ao contrário dos outros livros da autora, que são verdadeiras bíblias (cada um tem mais ou menos 500 páginas), esse tem formato pocket e 150 páginas. O diferencial? O preço. Achei que seria uma fortuna, mas custou apenas R$ 19,90. Só isso já basta para levar para casa.

B de Bublé. Michael Bublê. Sou “fanzoca” desse jovem altamente talentoso. Ele tem uma voz tão maravilhosa quanto a de Frank Sinatra dos “Velhos Olhos Azuis”, além de ter um coração muito generoso. Vocês já viram no YouTube a vez em que ele chamou aquele jovem para cantar com ele no palco? (Repararam como estou sempre em dia com essas coisas de alta tecnologia? Helen me ensina tudo a respeito. Não presta para muita coisa, a minha Helen, mas para isso ela é boa). Sim, Michael Bublé é um artista completo. Para melhorar mais ainda, tem um belo par de coxas para acompanhar o cenário.”

Ao contrário dos outros livros, que misturam muito drama e algumas pitadas de comédia, esse é bem diferente. Mamãe Walsh cria uma espécie de dicionário para explicar o comportamento nada normal de sua família. Logo no começo, ela menciona “A de Álcool” e explica porque suas filhas gostam tanto de beber. Também sabemos o que a levou a parar de cozinhar e investir na comida congelada e o que fez com que ela exagerasse no bronzeamento artificial e ficasse com a pele laranja.

Mamãe Walsh é mesmo muito engraçada.  Mais do que eu imaginei lendo os outros livros. Não tem um capítulo que você não tenha que segurar uma crise de riso. Li em uma semana porque me controlei para não ler tudo de uma vez, mas dá vontade de passar o dia todo lendo.

Z também é de Zayn Malik. Ele faz parte do One Direction. É um fofinho! Todos eles são fofinhos, mas Zayn é o meu favorito. Recentemente descobri algo inesperado a respeito deles – pelo que ouvi falar, eles também são cantores! Isso mesmo! Apresentam músicas no palco, gravaram CDs e até fazem shows! E eu que achava que eles existiam unicamente para exibir cabelos maravilhosos e posar como um grupo de rapazes fofinhos para calendários e posters!”

Quando terminei, só consegui pensar em como a Marian é uma grande escritora. Depois de tantos anos acompanhando o dia a dia dessa família, nós já nos sentimos íntimos. Queria muito que a Mamãe Walsh existisse de verdade, mas também queria que Claire, Maggie, Rachel, Anna e Helen fossem reais. Porque a vida, por pior que seja, parece muito mais divertida ao lado delas.

Que livro gostoso, gente! Deu até aquela tristezinha quando acabei porque não sei se vem mais coisa por aí.  De qualquer maneira, foi uma excelente despedida. Não tinha como terminar essa saga de outo jeito. Mesmo assim, Marian, anote aí minha sugestão: que tal fazer um livro da Kate? Pois é, gente, a filha mais velha da Claire, que originou o livro Melancia, já está beirando os 20 anos. Precisamos de um livro dela para ontem. Quem concorda?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s